domingo, 10 de março de 2013

Batalha do Passinho


 Ah, como o povo brasileiro é  criativo!!! E sabe explorar sua arte e tirar proveito dela  através de diversas manifestações culturais. E uma me chamou bastante a atenção essa semana, que foi a Batalha do Passinho. Como não poderia deixar de ser, falo da arte do passinho, nascida na cidade do Rio de Janeiro. Isso mesmo, sabe aquele vídeos de passinhos de funk que a "geral" gosta de mandar nas comunidades cariocas?! E que bombam no Youtube? É disso que eu tô falando!! Essa arte me fascina. Sério mesmo!!  Não tenho preconceito musical e sou a favor da inclusão social.

 Por isso simpatizei com  a Batalha do Passinho!! Uma iniciativa criada pelo músico Rafael Soares e pelo escritor Júlio Ludemir em 2011 com o objetivo de organizar e dar visibilidade ao passinho do menor da favela. O concurso deu visibilidade aos jovens de comunidade até então tidos como problemáticos, porque  o concurso serve para inseri-los no protagonismo juvenil, criando oportunidade de trabalho e perspectiva de um futuro melhor.


Hoje assisti ao Flash Mob  "Todo mundo no Passsinho" realizado na estação de metrô Siqueira Campos no Rio de Janeiro. E digo que a mistura de música clássica com funk ficou sensacional!! Vale a pena conferir!!

A Batalha do passinho tem patrocínio do Ministério da Cultura, as inscrições são a bertas  a jovens menores de 18 anos. A Batalha acontece em 16 comunidades cariocas, as eliminatórias começam no dia 22 de março na comunidade da Vila Cruzeiro. Os participantes concorrem a prêmios de 10 mil reais, 5 mil, 8 mil  e além de uma participação em um musical.

Mais informações acesse: batalhadopassinho.com

Fui que fui!!

Rízia Rzo



Nenhum comentário: